Tempestade de Inverno Atinge EUA: Mais de 670 Mil Sem Energia e Quase 10 Mil Voos Cancelados

Os Estados Unidos enfrentaram um fim de semana de severas condições climáticas, com mais de 670 mil pessoas ficando sem eletricidade e quase 10 mil voos sendo cancelados no domingo (25). Uma tempestade de inverno de grande porte ameaçava paralisar os estados do leste com fortes nevascas, gelo e temperaturas perigosamente baixas, afetando dois terços do país.

Previsões Meteorológicas Severas

Meteorologistas alertaram que neve, granizo, chuva congelante e temperaturas extremamente baixas varreriam o leste do país durante o domingo e a semana seguinte. O Serviço Nacional de Meteorologia previu uma tempestade de inverno excepcionalmente ampla e duradoura, com acúmulo significativo de gelo no sudeste, onde eram esperados "impactos incapacitantes a catastróficos localmente". Previa-se também que temperaturas frias recordes e ventos gelados perigosos se deslocariam para a região das Grandes Planícies até segunda-feira.

Resposta Governamental e Alertas de Emergência

O presidente dos EUA, Donald Trump, classificou as tempestades como "históricas" e aprovou declarações federais de desastre emergencial para Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental. Trump pediu que os cidadãos ficassem seguros e aquecidos, prometendo monitoramento contínuo.

Dezessete estados e o Distrito de Columbia declararam emergências climáticas, conforme o Departamento de Segurança Interna (DHS). A secretária do DHS, Kristi Noem, alertou a população a tomar precauções, estocar combustível e alimentos, enfatizando o "muito, muito frio" esperado e a atuação das equipes de serviços públicos para restaurar a energia rapidamente.

Impactos na Infraestrutura: Energia e Transporte Aéreo

As interrupções de energia aumentaram significativamente, com mais de 670 mil clientes sem eletricidade na manhã de domingo, segundo o PowerOutage.US. Estados como Mississippi, Texas, Tennessee e Louisiana registraram mais de 100 mil interrupções cada, enquanto Kentucky, Geórgia, Virgínia e Novo México também foram afetados.

No setor aéreo, mais de 9.990 voos programados para domingo foram cancelados, somando-se aos mais de 4 mil voos cancelados no sábado, segundo o FlightAware. As principais companhias aéreas dos EUA emitiram alertas para passageiros sobre possíveis mudanças e cancelamentos. Paralelamente, operadores da rede elétrica intensificaram as precauções no sábado para evitar apagões rotativos em larga escala.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br


Descubra mais sobre Linha Direta News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta