SP dá início a embarques do Prontos pro Mundo de 2026 com primeira turma a viajar para a Irlanda

SP dá início a embarques do Prontos pro Mundo de 2026 com primeira turma a viajar para a Irlanda

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) deu início nesta sexta-feira (2) aos embarques de 2026 do programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado que levará, a cada ano, 1.000 estudantes para intercâmbio de três meses em países de língua inglesa. Pela primeira vez, o embarque deste ano leva alunos para a Irlanda, país que passa a integrar a lista de destinos do programa.

LEIA TAMBÉM: Frequência escolar alcança a melhor marca e 258 mil alunos deixam de faltar às aulas todos os dias na rede estadual de SP

O país europeu se soma à Austrália, Canadá e Nova Zelândia como destino do programa em 2026. O intercâmbio do Prontos pro Mundo é integralmente custeado pelo Estado, incluindo passaporte, visto, hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas e uma bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia no exterior.

Ao todo, 46 estudantes embarcaram nesta sexta-feira (2). Foto: Divulgação/Governo de SP

Vindo de Juquiá, no Vale do Ribeira, Cloves Maciel Batista, de 16 anos de idade, tem como destino a Ilha Achill, que o fará lembrar de onde veio. “A cidade onde vou ficar é mais rural, é bem bonita. Lembra um pouco Juquiá por ser interior, por ser uma cidade pequena”. A ilha irlandesa, porém, é ainda menor em população. Enquanto Juquiá tem pouco mais de 17 mil habitantes, a Ilha Achill tem menos do que 3.000 moradores.

O aluno que viaja para os estudos de três meses, deixa um recado para os estudantes que sonham em conquistar uma vaga no Prontos pro Mundo: “Tem que estudar bastante, persistir, não desistir e se dedicar”.

LEIA TAMBÉM: Provão Paulista garante 46 mil vagas diretas em universidades públicas paulistas

Um sonho compartilhado em família

Entre os 46 jovens que embarcaram nesta sexta-feira (2) estava Lorena da Silva Oliveira, de 16 anos de idade, moradora da capital paulista. Aluna da Escola Estadual João Amos Comenius, no Jabaquara, Lorena viu sua vida mudar após receber a notícia da classificação no programa por meio de uma amiga.

Lorena embarcou nesta sexta-feira (2) para a Irlanda pelo programa Prontos pro Mundo. Foto: Divulgação/Governo de SP

A jornada para a cidade de Cavan, na Irlanda, também tem inspiração na família. Seu pai, Fabiano José de Oliveira, foi selecionado para um intercâmbio de 10 dias na juventude e agora, 20 anos depois, vê a filha expandir esse horizonte em uma viagem de três meses. “É uma grande satisfação ver ela nessa mesma jornada. Para mim, a viagem daquela época abriu muito a mente, e ver ela tendo essa oportunidade agora é um orgulho que não cabe no peito”, celebra Fabiano.

Suporte e preparação

Desde o processo de seleção, passando pelo embarque e até a volta dos alunos para casa, as famílias contam com o apoio direto da equipe do Prontos pro Mundo, da Seduc-SP, na organização de documentos e orientações. O pai de Lorena destaca que a tranquilidade para deixar a filha viajar vem da segurança passada pelo programa: “Saber que você está entregando seu filho em uma responsabilidade séria nos deixa muito tranquilos”, afirma.

Cloves, o aluno de Juquiá, também destaca o apoio que recebeu na sua preparação para a viagem. Minha mãe, antes de eu sair de casa, já começou a chorar. Meu pai ficou bem feliz também, eles me apoiaram em tudo. Eu também tive bastante apoio do professor Paulo, da vice-diretora Érica e da diretora Gislaine para estar aqui”, conta o aluno, que está matriculado na Escola Estadual Professora Alice Rodrigues Motta.

O Prontos pro Mundo levará, anualmente, 1.000 estudantes para países de língua inglesa. Foto: Divulgação/Governo de SP

Prontos pro Mundo

O Prontos pro Mundo levará, anualmente, 1.000 estudantes para países de língua inglesa. Durante os 90 dias de intercâmbio, eles:

  • Ficam hospedados em famílias anfitriãs locais;
  • São matriculados em high schools (escolas de Ensino Médio) para vivência acadêmica total;
  • Recebem suporte para imersão cultural e linguística.

A seleção dos intercambistas começa ainda no 9º ano do Ensino Fundamental, a partir dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Os estudantes selecionados passam por um curso de inglês na 1ª série do Ensino Médio antes de concorrerem às vagas no intercâmbio.

A cada ano, o Estado levará 1.000 estudantes para as viagens de intercâmbio. São 500 selecionados a cada semestre. Durante a estadia no exterior, os estudantes ficam hospedados em casas de família e são matriculados no high school, etapa semelhante ao Ensino Médio.

Fonte: Agencia SP


Descubra mais sobre Linha Direta News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta