O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quarta-feira (28), do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, realizado na Cidade do Panamá. Lula é o segundo a discursar na cerimônia de abertura do evento, seguindo o pronunciamento do presidente anfitrião, José Raúl Mulino.
Temas Centrais e Compromissos Presidenciais
Os líderes da região devem abordar uma série de temas estratégicos, incluindo infraestrutura, desenvolvimento, inteligência artificial, comércio, energia, mineração e segurança alimentar. Na agenda do Presidente Lula, estão previstas reuniões bilaterais com chefes de Estado de países como Equador, Guatemala, Bolívia, Chile e Jamaica, que já confirmaram presença. Uma visita a uma das eclusas do Canal do Panamá para a foto oficial do evento também está programada.
Fortalecimento das Relações Brasil-Panamá
Em um movimento para aprofundar os laços bilaterais, o Presidente Lula e o presidente panamenho, José Raúl Mulino, devem assinar um acordo de cooperação focado em investimentos, expansão comercial e logística. O Brasil é o 15º maior usuário do Canal do Panamá, com sete milhões de toneladas de produtos exportados transitando por ele anualmente. O intercâmbio comercial entre os dois países cresceu 78% no último ano, atingindo US$ 1,6 bilhão, impulsionado principalmente pelas exportações brasileiras de petróleo e derivados. Vale ressaltar que o Panamá foi o primeiro país da América Central a se associar ao Mercosul.
A previsão é que o Presidente Lula retorne ao Brasil ainda hoje. O Fórum, que reúne mais de 2.500 líderes políticos, empresários e acadêmicos, prosseguirá até quinta-feira (29).
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br
Descubra mais sobre Linha Direta News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
